charges

O ensino a partir das charges

Em um mundo repleto de apelos visuais, saber interpretar imagens, fotografias, artes e charges é fundamental para a compreensão das múltiplas mensagens transmitidas. Além de dinamizar a rotina de estudos, a inserção desse tipo de gênero textual em sala de aula enriquece a formação e a preparação dos estudantes. 

A charge é considerada uma boa estratégia para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e tem o poder de unir outros elementos textuais que aperfeiçoam a aprendizagem. 

A sátira, uma das caraterísticas desse gênero, por exemplo, conduz à uma reflexão crítica da vida social e política. Ainda, a combinação das linguagens verbal e não verbal é um ponto central no reforço de um olhar mais amplo para o que acontece no mundo, ampliando a capacidade de interpretação da contemporaneidade. 

Por que usar charges como estratégia de ensino na minha aula? 

Em primeiro lugar, as charges ganharam um amplo espaço no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Questões que usam esse gênero também são comuns em diversos vestibulares. Ou seja, o seu uso é uma boa forma de treinar os estudantes para responder questões do gênero.  

Depois, por serem muito populares, também há um vasto material disponível em sites jornalísticos, blogs e redes sociais. Assim, sempre é possível apresentar algo novo aos alunos. 

E, por fim, o principal: os estudantes ganharão mais conhecimento, ampliando o pensamento crítico e interpretativo do contexto social que os rodeia. 

Vamos praticar um pouco? 

Quino

Nesta tirinha da clássica Mafalda, o professor pode propor uma produção de texto sobre a influência da mídia no comportamento de consumo dos estudantes. Escrever a partir das próprias experiências também é um caminho para pensar sobre o cotidiano e os problemas relacionados à vida social. Além disso, o professor pode propor que os estudantes criem suas próprias charges tendo como base uma temática previamente estudada em sala de aula. 

Gostou? Então compartilha com seus colegas e coloque em prática esta e novas maneiras de ensinar.

O ensino a partir das charges

Carla Lamara

Socióloga com mestrado sobre metodologias de ensino. No Blog Inforgeneses, escreve sobre novas possibilidades de ensinar e aprender.

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.