Mais que um passeio escolar, visitar museus é apresentar aos alunos um rico e dinâmico universo de conhecimento.

As portas virtuais dos museus estão abertas por todo o mundo. Após a pandemia, muitas instituições no Brasil e no mundo aderiram às visitas virtuais. E nada melhor que conhecer quais museus oferecem essa experiência.  

Mais que um passeio escolar, visitar museus é apresentar aos alunos um rico e dinâmico universo de conhecimento.  Vamos às opções que selecionamos? 

1 - Museu do Louvre, Paris - França: Um passeio de altíssima qualidade que percorre obras como a Monalisa, de Leonardo da Vinci.

Suas principais obras são: 
- Monalisa, de Leonardo da Vinci. 
- A Liberdade Guiando o Povo, de Delacroix. 
- As Bodas de Caná, de Veronese. 

Acesse o site oficial e comece a guiar seus alunos nos mais diversos conteúdos e histórias que o museu pode oferecer: https://www.louvre.fr/en 

Foto de An Hoàng no Pexels 

2 - Nova York – Estados Unidos: Um passeio de 360° em um dos mais importantes museus dos EUA. Pinturas europeias do século XII ao XX, recheado de obras antigas gregas, romanas, egípcias e assírio-babilônica, além das obras orientais. Esta experiência pode ser melhor vivenciada quando os estudantes são levados a compreender a história e a produção cultural.  

Acesse o site: https://www.metmuseum.org/ e navegue nessa aventura.  

Foto de Charles Parker no Pexels 

3 – Pinacoteca, São Paulo – Brasil: Um rico e encantado acervo de mais de 9 mil obras, incluindo obras nacionais como as de Anita Malfati e Victor Meirelles. O grande destaque está na obra Mestiço, de Candido Portinari.  

Acesse o site: https://pinacoteca.org.br/ e faça um maravilhoso passeio com seus alunos.  

Foto: Reprodução Artes Classicas 

4- Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México – México: Um museu para conhecer a história dos povos astecas e tesouros da civilização Maia. Um belíssimo passeio virtual com exposições de cabeças gigantes e da Pedra Sol.  

Acesse o site: https://www.mna.inah.gob.mx/ e viage pelas civilizações antigas. 

Foto: site vounajanela 

Gostou? Compartilhe esta dica com seus colegas professores. Afinal, esta é uma excelente oportunidade de fazer uma cheia de novas experiências

Mais que um passeio escolar, visitar museus é apresentar aos alunos um rico e dinâmico universo de conhecimento.

Carla Lamara

Socióloga com mestrado sobre metodologias de ensino. No Blog Inforgeneses, escreve sobre novas possibilidades de ensinar e aprender.

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.