plano de ação

O plano de ação auxilia no planejamento das principais atividades da escolas .

Planejamento é essencial para qualquer tipo de organização alcançar seus objetivos e metas. Mas sabemos que não é tarefa fácil elaborar um planejamento completo que envolve tantos agentes e demandas. 

Nas escolas, o uso de planilhas e a tentativa constate de acompanhar cada aluno e atividade de maneira online, devido a pandemia, vem sendo uma das tarefas mais árduas e desafiadoras para a equipe pedagógica. 

O plano de ação auxilia no planejamento das principais atividades da escolas com objetivo de atingir as metas e os objetivos. Sim, trabalhar com um grande fluxo de informações faz parte da realidade de quem precisa ter controle do funcionamento do ensino remoto. Por isso, é tão importante a insistência de incluir na rotina de trabalho planos de ações  que possam  oferecer um acompanhamento e controle ainda mais eficaz e preciso dos fluxos das atividades da escola. 

Elaborar um plano de ação não é tão simples, mas saber como estruturá-lo, focando na clareza e transparência, é o primeiro passo para uma rotina de trabalho mais organizada e eficiente, Vamos aprender como se faz um?

1. Defina objetivos
O que a escola pretende alcançar naquele ano? 
Possível resposta: aumentar em 40% o número de matrículas.

2 . Crie as metas
Quais metas precisam ser elaboradas para alcançar o objetivo?
Possível resposta: intensificar ações de marketing.

3. Planeje as ações
Quais ações precisam ser feitas para efetivar a(s) meta(s)? 
Possível resposta: criar campanhas voltadas para a divulgação das aprovações nos vestibulares.

4. Estabeleça prazos
Quais prazos serão dados para cada ação?
Possível resposta: 30 dias para a campanha dos aprovados nos vestibulares.

5. Coloque em prática e acompanhe o desempenho
Com métricas previamente estabelecidas, execute cada ação do plano.

Agora é hora de colocar em prática maneiras mais fácies de aperfeiçoar a gestão na área de educação. Lembre-se de que o processo é uma aprendizagem constante. Por isso, a busca por melhorias na rotina de trabalho da gestão educacional deve ser um compromisso de todos.

O plano de ação auxilia no planejamento das principais atividades da escolas .

Carla Lamara

Socióloga com mestrado sobre metodologias de ensino. No Blog Inforgeneses, escreve sobre novas possibilidades de ensinar e aprender.

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.