A palavra-chave nesse contexto é INTERAÇÃO.

Driblar obstáculos nunca foi tarefa difícil para as escolas. Os desafios diários são muitos, mas quando a escola se deparou com uma realidade nunca antes experimentada, a união e a criatividade ganham ainda mais destaque.

Diante de um cenário que já completa um ano de ensino remoto, compartilhar as experiências desse tipo de ensino é fundamental para ajudar outras instituições e, consequentemente, os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.  

A palavra-chave nesse contexto é INTERAÇÃO. Encontrar oportunidades de proporcionar interações entre as crianças e os professores e, entres as próprias crianças dentro de um espaço virtual, não é tarefa fácil, mas a aposta de muitas escolas não é focar no tempo e conteúdo, mas como transformar o tempo em aliado a partir da aplicação do conteúdo em jogos e atividades lúdicas que façam os pequenos ficarem sempre atentos à telinha.

Ser escola é estar em constante mudança, sempre se preparando para os desafios e a superação dos problemas. Sabemos que ela nunca é a mesma e, agora, com a integração do ambiente virtual, não será a instituição que conhecíamos em um passado bem recente.

Escolas particulares de Teresina inovam quando o quesito é se comunicar com os seus estudantes de ensino médio. A Colégio Equação Certa, por exemplo, usa o Instagram como uma ferramenta que motiva e dá dicas para o vestibulandos. Professores engajados também estão engajados em uma comunicação que sempre lembra que a distância não deve ser um problema para o aprendizado 

A Escola Projeto 21, de Curitiba, por sua vez, tem um jornal digital para engajar as famílias com as notícias e a proposta pedagógica da escola. Já pensou receber dicas dos professores sobre leituras, alfabetização e novidades no universo da educação? Um projeto simples e que pode aumentar o comprometimento de todos com a educação dos alunos.

São diversas maneiras de se comunicar. Adequar o melhor para a sua escola é o caminho para atravessar esse distanciamento social. Neste 15 de março, quando comemoramos o Dia da Escola, compartilhar conhecimento é o que fortalece nosso objetivo comum: ensinar e desenvolver a capacidade de crianças e adolescentes.

A palavra-chave nesse contexto é INTERAÇÃO.

Carla Lamara

Socióloga com mestrado sobre metodologias de ensino. No Blog Inforgeneses, escreve sobre novas possibilidades de ensinar e aprender.

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.