tecnologia e educação

Ideias e encaminhamentos para uma aula com mais tecnologia

A tecnologia está na palma da mão de crianças e adolescentes e a escola deve integrá-la ao processo de aprendizagem. Entretanto, sabe-se que são muitos os desafios para ter sucesso na incorporação de aspectos tecnológicos na educação. Um deles é saber, de fato, o que funciona e quais tipos de habilidades e conhecimentos estão sendo desenvolvidos.

Por isso, antes de usar a tecnologia como ferramenta de ensino, é importante conhecer alguns pontos:

1. Jogos, programas ou atividades digitais devem ser escolhidos com base na proposta pedagógica da escola e em estudos que comprovem os resultados de aprendizagem.

2. O professor pode desenvolver sua própria ferramenta de ensino com apoio da tecnologia. No entanto, é fundamental que isso seja feito a partir de um plano de ensino com objetivos e metas da aprendizagem claras.

3. As pesquisas voltadas para as metodologias ativas devem ser um prática constante na escola. É a partir delas que a coordenação encontra muitos estudos e maneiras mais dinâmicas de ministrar os conteúdos.

Lembre-se: é muito importante que o professor se recicle para que esteja mais adaptado ao uso de tecnologia em sala de aula e, acima de tudo, que essas tecnologias tenham respaldo científico na melhoria do aprendizado.

Gostou das dicas, mas não sabe por onde começar? Selecionamos algumas ideias de uso para você dar os primeiros passos:

1. Jogos pedagógicos e atividades associadas com o jogo escolhido;

2. Aplicativos para interação por meio de perguntas e respostas;

3. Redes sociais direcionadas para o conteúdo da disciplina;

4. Fotografia para ampliar os saberes de um determinado conteúdo;

5. Produção de revistas ou jornais com apoio da tecnologia. 

Gostou? Encaminhe este conteúdo para aquele amigo ou amiga e ajude a compartilhar mais conhecimento em prol da educação.

Ideias e encaminhamentos para uma aula com mais tecnologia

Carla Lamara

Socióloga com mestrado sobre metodologias de ensino. No Blog Inforgeneses, escreve sobre novas possibilidades de ensinar e aprender.

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.