motivação de professores

Listamos alguns pontos importantes para motivar professores e toda a comunidade escolar

A escola é um grande espaço de colaboração e de aprendizagens. Nela, todos devem trabalhar com objetivos claros e efetivos para a melhoria da qualidade do ensino. Para isso, nada como um ambiente motivador para que a instituição conquiste melhores resultados.  

Motivar professores, no entanto, não é uma tarefa tão fácil, ainda mais em tempos de tanta insegurança como este que estamos vivendo por conta da pandemia da Covid-19.

O fato é que a equipe gestora tem um enorme desafio para fomentar um ambiente que mantenha os professores mais motivados, alunos seguros e espaços adequados para as aulas.
 
Listamos aqui alguns pontos importantes para motivar professores e toda a comunidade escolar:

1. A educação é um serviço essencial. Por isso, todos que trabalham na escola devem ter como objetivo criar um ambiente seguro e dentro das normas da organização de saúde para que o sentimento de tranquilidade prevaleça a todo momento, principalmente quando for preciso a realização de atividades presenciais.

2. É fundamental definir trabalhos com tempos reduzidos e com poucos alunos de forma a permitir uma volta gradual às atividades presenciais. Uma iniciativa simples que transmite mais segurança aos professores.

3.  Escuta ativa. Ouvir sempre será a melhor atitude para manter o diálogo e compreender as situações do outro. Os professores precisam de uma equipe gestora que escute e compreenda as suas dificuldades e inseguranças.

4. Comunicação transparente. Quanto mais a comunicação for clara e acessível, mais os professores, famílias e alunos se sentirão mais seguros e motivados para retornar às atividades presenciais. Assim, a escola deve usar todas as suas redes e canais de comunicação para transmitir as mensagens que todos precisam neste momento. 

Uma dica extra para que a motivação se mantenha durante os momentos remotos e presenciais: os valores da escola sempre devem ser a base para que todos se movimentem em nome de um objetivo comum. Identidade é a base para manter a instituição coesa em torno da sua cultura organizacional.

Listamos alguns pontos importantes para motivar professores e toda a comunidade escolar

Carla Lamara

Socióloga com mestrado sobre metodologias de ensino. No Blog Inforgeneses, escreve sobre novas possibilidades de ensinar e aprender.

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.