comunicação

A pandemia trouxe um grande impacto no relacionamento dos pais, alunos e professores com a escola. Ter uma comunicação assertiva com esses públicos é fundamental.

Comunicar é um dos pilares do bom relacionamento. Com as instituições, essa máxima também é verdadeira, principalmente em momentos de crise como o que estamos vivendo. 
 
A pandemia trouxe um grande impacto no relacionamento dos pais, alunos e professores com a escola. Ter uma comunicação assertiva com esses públicos é fundamental para manter um fluxo de trabalho coeso e atenuar os efeitos do distanciamento social nesses públicos. Aqui, listamos quatro dicas que podem auxiliar sua instituição de ensino a se comunicar melhor.
 
1 . Canais oficiais de comunicação
 
Sempre privilegie a comunicação por meio de canais oficiais. Pode ser o email, a conta oficial da escola em alguma rede social. Lembre-se: em momentos de crise, os públicos precisam de um canal confiável de comunicação. Isso diminui os ruídos dos grupos de WhatsApp, por exemplo.
 
2. Discurso único
 
Ainda que existam mais de um canal de comunicação, o que pode exigir diferentes formatos da mensagem,  é importante que o discurso esteja unificado. Discursos contraditórios da organização geram mais apreensão e  insegurança nos públicos.
 
3. Frequência das mensagens
 
Já observou a quantidade de vezes que você pega o celular para checar as notícias do dia? Pois é, um dos efeitos  do crescente fluxo de informações é a necessidade cada vez maior dos públicos de consumirem conteúdo. Isso impacta muito as instituições porque os públicos, ainda que informados, sempre sentem a necessidade de mais informações. Para resolver esse problema, uma boa estratégia é definir e comunicar com qual frequência os comunicados oficiais serão enviados. Sugestão: um email oficial toda sexta-feira sobre os desdobramentos da pandemia nas atividades da escola. 
 
4. Comunicação com criatividade
 
Usar da criatividade é importante para chamar a atenção dos públicos para a mensagem que se quer comunicar. Iniciar um jornal interno no formato newsletter ou um podcast pode dar aquela força para trazer para o entorno do discurso da escola pais e alunos que poderiam estar mais distantes durante este momento.
 
Gostou das dicas? Conta pra gente o que a sua escola tem feito de diferente para se comunicar durante a suspensão das atividades presenciais. A gente ia ficar bem feliz em ser uma ponte para a troca de experiências.

A pandemia trouxe um grande impacto no relacionamento dos pais, alunos e professores com a escola. Ter uma comunicação assertiva com esses públicos é fundamental.

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.