engajamento

interação e aprendizagem dentro dos fóruns de debates

Em tempos de isolamento social, a educação remota é uma das soluções para continuar com as atividades de ensino e, por consequência, manter a escola ativa. Sabemos que é um momento de muitos desafios. Por isso, é preciso escolas e professores se unam e compartilhem experiências exitosas para fazer com que alunos permaneçam motivados a aprender.

Aqui, algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa.

Primeiro, é importante saber que, nas aulas online, as interações acontecem por meio dos fóruns de debates sobre o tema ministrado pelo professor. Dar uma especial atenção a essas interações é importante para fazer com que os alunos também se empenhem igualmente nas atividades.

Lembre-se: boas perguntas têm o podem de trazer boas respostas. 
Uma dica legal é  transformar as perguntas objetivas do Enem em questões subjetivas. Trazer fontes de notícias e artigos também é importante para fomentar os debates no fórum.

Depois, é importante conduzir o debate para que os alunos sejam protagonistas das discussões e possam responder às dúvidas dos colegas. Esta estratégia é importante para criar uma rede de debates e um vínculo entre os alunos, o que possibilita desenvolver a autonomia do aprendizado e do conhecimento.

No momento do fórum, é interessante planejar uma quantidade limitada de atividades, de maneira que o protagonismo fique por conta das próprias discussões. Paralelo a isso, o estabelecimento de um cronograma prévio facilita com que os próprios alunos se preparem com antecedência para os debates.

Por fim, sempre é preciso estabelecer prazos para que as atividades ocorram de maneira satisfatória - sempre considerando que todos estão vivendo um momento inédito e que é preciso um período de adaptação.

Gostou das dicas? Compartilhe para que possamos, juntos, criar uma rede de conhecimento.

interação e aprendizagem dentro dos fóruns de debates

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.