rotina_estudo

Criando uma rotina de estudo em casa

Agora é hora de ficar em casa. Estamos vivendo um momento atípico em nossa sociedade e é preciso tomar medidas rápidas para que tudo volte ao normal logo. Durante esta semana, muitos estados brasileiros já decretaram a suspensão de atividades em escolas públicas e privadas. Com isso, muitas crianças estão em casa e isso também é motivo de preocupação para tantas famílias que não estavam preparadas e nem organizadas para montar uma rotina com as crianças.

Por isso, que tal conferir algumas dicas para ter uma rotina em casa com as crianças durante a crise da Covid-19?

Em primeiro lugar, é importante que os responsáveis pelas crianças compreendam que a rotina deve envolver disciplina de horários e atividades que desenvolvam capacidades de aprendizagem. Afinal, estamos em um período atípico, onde o objetivo é fazer remotamente parte das atividades desenvolvidas na escola.

Outra observação importante: é fundamental checar na escola as atividades extras que serão destinadas para esse momento longe das salas de aula. O importante é dar um sentido teórico e prático para os conteúdos do currículo escolar.

Vamos, então, a algumas dicas para construir uma rotina em casa com as crianças:

1.    Respeitar os horários semanais, desde a hora que se acorda até a hora de dormir, conforme o turno em que as crianças estudam.

2.    Organizar um espaço calmo e com materiais necessários para o desenvolvimento das atividades e do estudo.

3.    Tirar um momento na hora da atividade para explicar e auxiliar na execução.

4.    Para prevenir o tédio, é interessante proporcionar um lanche entre um momento ou outro de estudo.

5.    Durante o contraturno, uma boa dica é fazer uma complementação com leituras que tenham relação com os conteúdos estudados e compatíveis com a idade da criança.

6.    Criar momentos de diálogo e debates sobre os assuntos do currículo da escola, onde possa haver sempre uma retomada do conteúdo com uma explanação crítica que foi estudado.

De fato, são momentos que exigem uma dedicação e a compreensão de que as crianças precisam de segurança da sua própria rotina, uma vez que o distanciamento social pode causar problemas de ansiedade e tristeza. No entanto, o diálogo e uma rotina lúdica de acordo com a rotina escolar podem ser uma boa saída para nossas crianças continuem com suas atividades e aprendizagem.

Criando uma rotina de estudo em casa

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.