criatividade

Criando alternativas para o pensamento criativo

O pensamento criativo é o novo valor econômico das sociedades modernas. Para a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), será a partir de uma educação pautada na criatividade que os desafios da sociedade atual serão solucionados. Para isso, é preciso que os alunos tenham autonomia de pensamento para que possam conectar os conhecimentos acumulados às necessidades do dia a dia.

Andreas Schleicher é uma das maiores referências em avaliação educacional no mundo. Para ele, em entrevista publicada neste mês no jornal Folha de S. Paulo, o Brasil vem perdendo muitas oportunidades e está cada vez mais distante das necessidades de habilidades para os desafios da vida moderna. Ele aponta que os estudantes brasileiros conseguem desenvolver tarefas que precisem de respostas rápidas e exatas, sem que precise pensar para ir além daquela "caixinha."
.
Segundo a edição do Pisa de 2018, o Brasil se encontra na posição de 42º em leitura, em 58º em matemática e em 53º em ciências. Esses dados revelam que há 10 anos que o país não muda seu desempenho, revelando uma estagnação de aprendizagem e a persistência dos problemas de ensino e metodologia.
.
Mas como que as escolas no Brasil vão superar esse entrave? Será que os modelos de ensino de hoje conseguem resolver os problemas de um futuro tão presente e que estão associados ao modo como desenvolvemos nossas habilidades e o nosso conhecimento? Ou será que o foco, na verdade, é o desenvolvimento da autonomia dos alunos?
.
Para Schleicher, é preciso ter ciência da maneira de como se usa o conhecimento e isso só é possível se houver criatividade. Assim, não necessariamente é preciso ter como foco um tipo de ensino ou metodologia, mas é permitir que os alunos experimentem e, por meio do erro e acerto, encontrem soluções para as respostas mais complexas.
.
Desenvolver a criatividade dos alunos requer também um esforço criativo por parte da equipe diretiva e pedagógica, uma vez que aliar o cognitivo a habilidades criativas demanda uma nova proposta para um mundo tão tecnológico. Outro fator importante é o clima de aprendizagem, onde é preciso um ambiente escolar favorável para estimular e criar mais confiança na hora que os alunos encararam os conteúdos.
.
Agora, é a hora de repensar o caminho da sua escola e entender como desenvolver cada vez mais a criatividade dos seus alunos, para que possam, por consequência, superar os desafios do mercado e da vida.

Criando alternativas para o pensamento criativo

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.