Trabalho em grupo

Afinal, por que entender melhor o que é metodologia ativa?

O desafio do mundo atual é encarar as mudanças frenéticas em todas as esferas da vida social. A educação básica encara constantemente os desafios do processo de ensino-aprendizagem com Geração Z, essa que já nasceu cercada por teclados, mouses e telas. Trata-se de um público que busca o protagonismo e a superação de uma educação bancária e tradicional. As metodologias ativas são o ponto de partida para ajudar a encontrar caminhos de sucesso para as novas práticas de ensino. 

De início, as metodologias ativas oferecem uma aprendizagem mais próxima das vivências dos alunos, dos problemas e das situações reais; ou seja, uma educação norteada para a autonomia e resoluções de problemas do cotidiano. Aliar isso às disciplinas tradicionais pode oferecer o caminho para a aplicação de conceitos que muitas vezes se localizam apenas no campo teórico. 

Mas como podemos atuar dentro da escola para a aplicação de metodologias ativas? Antes de tudo é preciso saber, claramente,  quais os objetivos pretendidos. Depois, configurar detalhes que fazem muita diferença. Vamos para os pontos possíveis?

1. Ambiente físico da sala de aula
Deve ser centrada em desenvolver a autonomia do aluno, com ambientes multifuncionais que possam, de forma rápida, permitir o desenvolvimento de atividades em grupo ou individuais, com aparatos tecnológicos modernos (redes sem fio) e uma boa internet.

2. Ambiente da escola
Precisa aliar estudos e lazer para que os alunos estejam em constante aprendizagem, mas com doses de diversão.

3. Criatividade
Os estudantes devem ir desde a ideia até a realização de projetos. O estímulo à criatividade é fundamental para que o que foi discutido em grupo ou em sala de aula ganhe o mundo real. 

4. Atividade por pares ou times
O objetivo aqui é fazer com que os alunos se comuniquem, debatam, tirem dúvidas e consigam, juntos, desenvolver projetos e resolver as problemáticas propostas.

5. Sala de aula invertida
Todo o material do conteúdo programático deve ser disponibilizado antes da aula. Isso é importante para que os estudantes se preparem para as discussões futuras a partir de textos, vídeos, fotos ou qualquer outro material disponibilizado pelo professor. Uma excelente maneira de fomentar a participação dos alunos em sala e fazer com que o conhecimento seja construído ainda mais coletivamente.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus colegas professores e seja também um entusiasta da metodologia ativa.

Afinal, por que entender melhor o que é metodologia ativa?

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.