post

Já pensou em usar o celular como ferramenta de ensino em sala de aula?

Já pensou em usar o celular como ferramenta de ensino em sala de aula?  Ainda não? Pois essa é a hora de pensar em como os aparelhos podem ajudar na sua rotina enquanto professor e como os alunos podem ressignificá-lo por meio da fotografia documental. 

Sabemos que a maioria dos estudantes portam um celular com câmera e, mesmo que todos não tenham, é possível realizar as atividades com aparelhos compartilhados. Assim, ninguém fica de fora e a aula se torna ainda mais rica. Além disso, atividades do tipo são fundamentais para trabalhar a interdisciplinaridade e prender a atenção dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

A fotografia é a forma como cada sujeito se vê, como se expressa e quer se revelar ao mundo. Cada olhar é único e a fotografia também. Por isso, antes de mais nada, é preciso conhecer e se conectar  ao ambiente. Assim, a fotografia  atinge seu primeiro objetivo: gerar empatia e conexão com o espaço que antes poderia ser tão pouco observado.

Aqui, algumas dicas para que você possa trabalhar a fotografia com celular em sala de aula:

  1. Elabore um material explicativo sobre o conteúdo da aula.
  2. Associe  como o entendimento do conteúdo irá ajudar a desenvolver um olhar fotográfico. Por exemplo, como os alunos que estudam compostos químicos os enxergam no cotidiano a partir da matéria física.
  3. Organize um minicurso sobre como fazer fotografia pelo celular apresentando técnicas de luz, composição etc.
  4. Hora de Treinar. Realize uma aula de campo para que os alunos pratiquem o conteúdo aprendido teoricamente.
  5. Avalie os resultados. Solicite a entrega de uma atividade para que você possa avaliar o andamento dos trabalhos .

Gostou? Cola aqui no Blog da Inforgeneses para conferir o eBook com mais detalhes sobre o assunto  que será disponibilizado logo mais.

Já pensou em usar o celular como ferramenta de ensino em sala de aula?

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.