post

Faça um melhor uso da tecnologia na promoção da gestão integrada da sua instituição de ensino

Já imaginou a quantidade de processos que acontecem dentro de uma escola? E como organizar e ter o controle de tudo? Sim, isso não é tarefa fácil para nenhum administrado. No entanto, quando se tem o domínio e a melhor organização desses processos, a consequência natural será um melhor serviço prestado aos alunos. Preparamos, então, algumas dicas para que você faça um melhor uso da tecnologia na promoção da gestão integrada da sua instituição de ensino. Confere só 😉

1- Sistema de Gestão Integrado

O mundo é digital. Assim, as instituições também vivenciam, em menor ou maior medida, essa inserção e transformação digital. Por isso, o uso de sistemas de gestão e apps para alunos e professores são requisitos importantíssimos para se ter um bom controle dos processos. Por meios de relatórios gerados automaticamente pelas plataformas, a gestão poderá tomar decisões mais assertivas. Um ponto importante é lembrar que todos os sistemas devam conversar entre si; isso facilitará e muito a obtenção de dados mais precisos e coerentes, além de fomentar a prática da gestão integrada.

2 - Escolha a empresa certa

A escolha de uma empresa de TI que irá oferecer os sistemas é fundamental para dar tranquilidade aos gestores. Seguem, portanto, alguns pontos para você abrir o olho na hora de assina o contrato:

  • Certifique-se de que há uma equipe diária de suporte. As escolas são dinâmicas e pautadas em uma legislação de ensino que pode sofrer repentinas mudanças. Por isso, é preciso ter gente que atenda prontamente as novas demandas.
  • Tempo de mercado. Este ponto revela uma garantia e credibilidade no serviço a ser contratado. Empresas sólidas e com muita estrada têm muito a perder ao prestar um serviço que não satisfaça plenamente o cliente.
  • Boca a boca. Conheça e troque figurinhas com outras empresas que trabalham com os sistemas e que possam comprovar a qualidade do serviço.

3 - Saiba usar as ferramentas de gestão e ensino

O espanhol Cesar Coll explica, no livro 'Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação', que, apesar dos grandes avanços, os usos e benefícios da tecnologia nas escolas ainda estão aquém do seu verdadeiro potencial. Por isso, é importante investir no treinamento da equipe docente e administrativa que for utilizar as ferramentas. Nesse ponto, o melhor caminho é buscar o suporte da própria empresa que desenvolveu as plataformas. Ah, vale destacar que esse treinamento deve ir além do mero suporte; uma empresa com uma rede de consultores e especialistas em educação, por exemplo, poderá auxiliar muito mais no desenvolvimento da sua instituição.

Gostou das dicas? 

São dicas da professora Carla Lamara, que realiza pesquisa sobre tecnologia e educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Faça um melhor uso da tecnologia na promoção da gestão integrada da sua instituição de ensino

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.