Guia rápido de boas práticas

Você sabia que menos de 0,4% da água disponível no planeta é própria para o consumo?

Isso mesmo, temos pouca água disponível frente uma necessidade cada vez maior. E para equilibrar essa equação é fundamental que toda a sociedade seja parte ativa no processo de preservação desse bem natural.

Como forma de celebrar este 22 de março, Dia Mundial da Água, preparamos uma série de dicas, reunidas em quatro grupos, para que você possa adotá-las em casa, na escola ou no trabalho. Sem dúvidas, é uma forma de contribuir ativamente para preservação desse líquido que pode até não ter cor, cheiro e gosto, mas que é indispensável para a nossa vida.

Economize água no banheiro

Tomar banhos rápidos e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa é uma atitude benéfica para o seu bolso e, principalmente, para o meio ambiente. Também é importante não deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes. 

A instalação de válvulas de acionamento duplo nas bacias sanitárias também é uma boa prática. Isso reduz o consumo de água nas descargas, que consomem de 15 a 20 litros de água em cada acionamento.

Economize água na cozinha

Antes de lavar os pratos, remova os restos de comida e deixe-os de molho. Depois, ensaboe toda a louça suja com a torneira fechada, para só então passar para o enxague. Uma boa dica é instalar o aerador, conhecido como “peneirinha”, no bico da torneira da cozinha; isso proporciona a sensação de fluxo mais intenso e evita, consequentemente, usar a torneira totalmente aberta.

Cuidado com o lixo do banheiro

Ao se livrar de materiais pelo vaso sanitário, você está tornando o tratamento do esgoto mais complicado. Portanto, não jogue na privada: cotonete, fio dental, ponta de cigarro, papel higiênico, medicamente, preservativo, absorvente, fios de cabelo e pelos de animais.

Descarte corretamente o óleo de cozinha

Além de ser prejudicial a saúde, o uso excessivo de óleo de cozinha também prejudica o meio ambiente por contaminar e dificultar o tratamento do esgoto. Portanto, separe o óleo utilizado em uma garrafa e deixe-o em pontos de coletas de cooperativas. Muitos supermercados já têm parcerias com instituições do tipo.

Sim, o Brasil é abundante em reservas de água doce, mas cada vez vemos mais cidades enfrentarem crises de abastecimento. Então, que tal fazer a nossa parte? Já seria uma grande ajuda para o meio ambiente e para toda a sociedade

Guia rápido de boas práticas

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.