post

O conhecimento se transformou na principal matéria-prima das empresas.

Semana passada falamos sobre a importância do profissional estar em constante atualização e listamos algumas dicas sobre como fazer isso. Agora, vamos abordar a necessidade do conhecimento para as organizações. Isso mesmo, o conhecimento pode e deve ser útil não só às pessoas, mas também às empresas e instituições, até porque as constantes mudanças sociais e econômicas exigem esta nova postura.

Na tão propagada sociedade da informação, o conhecimento se transformou na principal matéria-prima das empresas. Esse conhecimento, no entanto, não advém naturalmente; é fruto de um processo complexo que exige tempo e às vezes algumas cifras, mas com resultados que recompensam. Um bom exemplo de como o conhecimento transforma os modelos de negócio é o caso das startups - empresas extremamente enxutas do ponto de vista estrutural, mas que lucram bastante por atuar com muita expertise em um ramo de negócio bastante incerto. Afinal, quem diria que cinco anos atrás os usuários do transporte público ou dos táxis migrariam para serviços de carro particular solicitado via aplicativo?

As organizações precisam, portanto, traçar algumas estratégias para serem cada vez mais detentoras de conhecimento e, consequentemente, inovadoras.

O primeiro passo é estabelecer uma relação de proximidade com outras empresas. Trata-se de um contato que pode render bons resultados para as duas partes. Primeiro, porque é uma forma de oxigenar a gestão da empresa, uma vez que os diretores poderão se inspirar em boas práticas de terceiros. Depois, conhecendo as dificuldades que outras organizações encontraram, é possível traçar um plano de ação para que a sua empresa sofra menos com esses impactos. Além do mais, com esse relacionamento estreito, é possível surgir parcerias, novos modelos de negócio ou mesmo novos produtos e serviços.

O segundo passo consiste em buscar efetivamente o conhecimento. Aqui, vale participar de eventos realizados por entidades como o Sebrae, federações e associações comerciais e sindicatos patronais. É bem comum essas organizações realizarem eventos com palestrantes de renome para abordar alguma temática em alta entre as empresas. A regra é participar. Ainda que na avaliação inicial o conteúdo apresentado não tenha sido tão relevante, esses eventos sempre rendem um bom networking.

Uma empresa não gera conhecimento sem pessoas. Portanto, é fundamental qualificar os profissionais que nela trabalham. Com essa terceira estratégia, é possível aliar a gestão do conhecimento à política de recursos humanos da empresa. Uma iniciativa que gera bons dividendos para todos: empresa, funcionários e clientes, uma vez que estarão consumindo produtos e serviços de melhor qualidade. 

Para dar esses passos, é importante romper o ciclo do isolamento empresarial. Ainda que concorrentes, empresas não são inimigas; pelo contrário, enfrentam dificuldades e desafios semelhantes, que podem ser superados com mais facilidade quando encarados com uma atuação articulada coletivamente. Trata-se de uma mudança cultural e comportamental dos gestores da empresa. Essa abertura nem sempre é fácil, no entanto, rende bons frutos quando executada estrategicamente.

Expertise

Para este ano de 2019, a Inforgeneses irá atuar diretamente como facilitadora de conhecimento para seus clientes por meio do Projeto Expertise. "Ao longo dos nossos quase 15 anos de empresa, adquirimos uma expertise em temáticas importantes para os nossos clientes como, por exemplo, captação de alunos e metodologias inovadoras de ensino. Sentimos, agora, que temos maturidade para compartilhar esse conhecimento", explica Robert Veloso, sócio-diretor da Inforgeneses.

Ainda segundo Robert, os primeiros eventos devem ser realizados ainda neste primeiro semestre. "O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do modelo de negócio dos nossos clientes, além de fomentar a importância do conhecimento e inovação nas empresas", conclui.

O conhecimento se transformou na principal matéria-prima das empresas.

Comentários

Send a Message

Sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magnais.