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Comunicação para além do Marketing

Normalmente, a captação de alunos está muito relacionada ao marketing. E sem dúvidas isso é muito importante; no entanto, há outras possiblidades que a comunicação pode oferecer para sua instituição construir uma imagem positiva no público e, consequentemente, captar mais alunos. Reunimos algumas estratégias em cinco dicas que podem ser bem úteis no seu planejamento de comunicação e marketing. Confira:

Crie uma estratégia para as redes sociais

Atualmente, as redes sociais são indispensáveis para qualquer instituição que queira captar alunos. No entanto, é preciso traçar uma estratégia que esteja de acordo com o macroplanejamento da instituição; ou seja, não dá para “atirar” para todos os lados. Ainda que sua instituição possua contas em todas as redes sociais, escolha três ou quatro para atuar qualificadamente. É mais interessante para uma faculdade focada na área de negócios e gestão atuar com mais força no LinkedIn do que no Twitter, não é mesmo? 

Aproxime-se da imprensa

Um bom relacionamento com a imprensa é fundamental para que a Instituição ganhe o jargão chama de “mídia gratuita”. Isso pode ser feito de diversas maneiras. Basta lembrar que as instituições de ensino são feitas por professores especialistas em suas áreas, muitos com vasto currículo acadêmico e profissional. Que tal oferecer esses profissionais como fonte para a imprensa? Além de contribuir para a disseminação do conhecimento, o que já é muito importante, essa estratégia tornará a instituição mais conhecida para o grande público e irá gerar um reforço de marca junto aos potenciais alunos.

Use indicadores ao seu favor

Indicadores positivos são uma ótima vitrine. Portanto, acompanhe a divulgação dos indicadores do governo sobre educação e veja como sua instituição se saiu. Se os dados forem positivos, pronto; a comunicação já terá material para trabalhar nas próximas campanhas de captação de alunos. 
Além disso, é importante dar vida aos indicadores. Na campanha, é possível ainda inserir depoimentos de alunos relacionados diretamente aos indicadores. Exemplo, a campanha para divulgar o reconhecimento de um curso com nota máxima no MEC é muito mais interessante se tiver também o depoimento de um ex-aluno já formado e que tenha conquistado uma boa posição no mercado de trabalho por conta da formação que teve.

Abra as portas da instituição

Ainda que pouca gente saiba, a própria existência da instituição é um ato de comunicação, até porque ela existe dentro de um contexto social e exerce influência sob todo um ambiente a sua volta. Que tal então usar isso de maneira a contribuir para a captação de alunos? Uma boa estratégia, então, é abrir as portas da Instituição para a comunidade. Isso pode ser feito por meio de feiras, exposições, eventos esportivos etc. O objetivo aqui é construir uma imagem de instituição dinâmica, preocupada com a comunidade e apresentar sua estrutura, ainda que indiretamente, aos seus possíveis clientes. Lembre-se, então, de deixar tudo caprichado; esse primeiro contato poderá ser decisivo para um futuro aluno. 

Realize ou apoie eventos

Realizar ou fomentar eventos que tenham temáticas voltadas para a educação, ciência e tecnologia também é uma estratégia que irá fortalecer a marca da instituição junto ao público-alvo. Também é uma maneira de tornar a instituição mais conhecida a partir de outros canais, porque em um desses eventos poderá haver cobertura da mídia por conta de um palestrante de renome e, quando aparecer a imagem no painel de fundo do palco, qual marca estará lá? Sim, a sua!

Gostou das dicas? Logo estaremos mais próximos da sua empresa com esta e outras temáticas por meio do Projeto Expertise.

Comunicação para além do Marketing

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